Os amados Santos juninos
- Zenildo Calheiros
- 1 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Antônio, João, Pedro e Paulo. São nomes populares no meio da sociedade civil, porém quando tratamos de fé e religiosidade, tais nomes se destacam e surgem com um brilho todo especial, que nos envolve e faz surgir em nós tamanha emoção,satisfação, euforia, por tê-los como protetores. Destacam-se Pedro e Paulo por serem colunas e príncipes da Igreja, mas não menos importantes aparecem João Batista, o ultimo dos profetas e precursor de Jesus Cristo e Antônio de Pádua, doutor da Igreja, conhecido também como Martelo dos hereges, por sua pregação inequívoca.
Em boa parte do Brasil e especialmente aqui no Nordeste é comemorado o mês junino. Dá-se mais ênfase a São João, porém não menos importantes são os demais, pois suas vidas também foram voltadas à fé. Todos foram tão compromissados que dos quatro três foram martirizados. Vejamos a seguir um trecho de suas vidas:
>>>>>>Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, nasceu no ano de 1195 nos arredores de Lisboa. Frade Franciscano, Teólogo, Pregador e Doutor da Igreja. Ensinou e pregou na França e Itália. Sua Páscoa definitiva se deu em 1231 com apenas 36 anos, canonizado um ano após sua morte. É tido popularmente como Santo Protetor dos pobres e dos casais de namorados. Seu nome de Batismo era Fernando, recebeu tal nome em homenagem ao tio que era Cônego na Catedral de lisboa. Já como monge em agostiniano no mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, encontrando-se com frades franciscanos que partiam em missão para África, pediu-lhes para se tornar frade e ser também missionário em terras distantes. Fernando deixou o hábito agostiniano e vestiu o franciscano, trocando também seu nome de Fernando para Antônio. Foi grande defensor da família e até hoje é lembrado como santo casamenteiro por tais cuidados. Famoso é seu responsório: " se milagres desejais, contra os males e o demônio, recorrei a Santo Antônio e não falhareis jamais".
>>>>> São João , o Último dos profetas. Nascido de santa Isabel e São Zacarias já na velhice dos pais, é chamado de o Batista, porque batizava às margens do Rio Jordão. Proclamou a eminente manifestação de Cristo e exortou aos de sua época a se prepararem para receber o Messias mediante o arrependimento e a mudança de vida. Foi posto à prisão por denunciar o adultério do rei Herodes Antipas com sua própria cunhada Herodíades e a pedido desta foi decapitado e sua cabeça apresentada em uma bandeja perante a corte.
>>>>>> São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa da Igreja. Foi um pescador da Galiléia. Teve seu Primado entre os Apóstolos a partir de uma resposta que deu segura e inequívoca, dizendo: " Tu És o Cristo Filho do Deus Vivo" do qual recebeu de Jesus as seguintes palavras: " Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja". Homem de características impulsivas, negou a Jesus quando de sua paixão, porém teve a oportunidade de confessar seu amor por três vezes e recebeu de Jesus a missão de apascentar suas ovelhas. desempenhou papel importante na Igreja Primitiva segundo nos mostra o livro dos Atos dos Apóstolos, foi autor de duas epístolas. Pedro Morreu em Roma crucificado, porém por se julgar indigno de morrer como o Senhor, pediu que fosse posto na cruz de cabeça para baixo, e assim foi feito.
>>>>>> Por fim chegamos a Paulo, Apóstolo dos gentios e estrangeiros. Perseguidor ferrenho do cristianismo,o então Saulo foi um dos que ajudaram a martirizar Santo Estevão. Em uma de suas buscas aos cristãos no caminho de damasco teve a Visão de Cristo que perguntava o porque da perseguição à sua Igreja. Foi batizado e tornou-se Cristão. Passou de perseguidor a perseguido, de judeu à Cristão. dedicou sua vida à pregação aos estrangeiros, foi preso várias vezes e por fim morto com Pedro em Roma pelo desumano Imperador Nero.
É importante que nos lembremos destes bravos e heroicos Santos neste mês de junho, não por uma festa cultural e folclórica, mas pela importância da construção do reino de Deus. Só assim compreenderemos a missão destes santos que edificaram a Igreja com a doação por inteira de suas vidas.
コメント